FRANCHISE4U – Entrevista com Ricardo Branco

A vida é uma constante adaptação, e aqueles que melhor fizerem isso podem acabar encontrando grandes oportunidades, assim podemos começar a história da FRANCHISE4U que, com apenas um ano de existência, já realizou 10 edições e se consolidou como a primeira feira low-cost do país, que proporcionou a geração de leads qualificados e fechamento de negócios de maneira rápida e objetiva para diversas marcas do franchising nas principais capitais do Brasil.

Nosso entrevistado de hoje é o Ricardo Branco, diretor executivo da FRANCHISE4U, que conta toda a trajetória e construção da feira, os desafios, evolução, contribuição para a economia do país, expectativa para o setor e para as 16 edições da feira em 2019.

Ricardo Branco é diretor executivo da FRANCHISE4U. Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, possui especialização pela Franchising University. Também foi diretor de algumas marcas na área de alimentação e atuou como diretor de marketing no segmento de música.

Branco conta que a FRANCHISE4U nasceu da ideia de um grande amigo de estudar as feiras no exterior e, ao conhecer o formato low-cost, acreditou ser o ideal para o mercado brasileiro. Depois de selecionado o formato, houve então o momento de adequação e adaptação da feira para o nosso mercado. “Unindo algumas estratégias executivas e operacionais para o que esse novo modelo decolasse com sucesso, e foi o que aconteceu”, explica.

 

Nenhum projeto decola do nada, para quem observa de fora pode parecer um alçar de voo rápido, mas a verdade é que até alcançar a estabilidade existe um longo caminho a se percorrer. “Como todo negócio novo, tivemos muito aprendizado durante todo o ano, nos aperfeiçoamos cada vez mais em todos os setores: comercial, operacional e marketing, para que tivéssemos o planejamento mais assertivo em todos os aspectos e pudéssemos alcançar o melhor resultado para todos”, completa Ricardo.

E por falar em constante adaptação e evolução, todos os passos dados pela empresa requerem muito estudo e pesquisa. Dessa forma, é realizado um levantamento em conjunto com franqueadores e consultores para analisar o cenário e os melhores endereços para sediar as edições.

 

A feira tem duas frentes: os franqueadores e os futuros investidores e, pasmem, há benefícios para todos:

 

  • Franqueador:
  1. Estrutura de Hotel de quatro a cinco estrelas em sala com ar condicionado;
  2. Baixo investimento, sem custo de espaço e montagem de estande, menores gastos de pessoal, hospedagem e alimentação;
  3. Inserção da marca no diretório de franquias da franchise4u.com.br;
  4. Apenas um dia de evento de forma assertiva e com hora marcada, sem aquele desgaste das feiras convencionais;
  5. Página com espaço com todos os dados da franquia, fotos, vídeo, mais a descrição do negócio e ainda uma agenda exclusiva para que os interessados possam marcar um horário no dia do evento;
  6. Inserção dos dados da franquia, fotos e vídeos, permitindo ao franqueado conhecer de antemão as pessoas interessadas em sua marca;
  7. Uma mesa com quatro cadeiras no salão, display de mesa com a logomarca e acesso wi-fi (opcional), por muitas vezes gratuito;
  8. Ampla divulgação do evento por meio da Assessoria de Imprensa, mídias sociais, entre outros;
  9. Posts das Feiras para a divulgação dos eventos em suas redes sociais;
  10. Descontos nas redes hoteleiras conforme menor tarifa negociada;
  11. Divulgação no salão do evento em banners (opcional);
  12. Descontos progressivos de acordo com a quantidade de cidades do nosso calendário;
  13. Possibilidade de levar a marca de Norte ao Sul do país sem ter que fazer o investidor se deslocar.

 

  • Investidor:
  1. Estudar de antemão as marcas de seu interesse;
  2. Agendar de forma mais conveniente seu horário com as marcas escolhidas;
  3. Recepção em hotéis de altíssima qualidade com estacionamento, ar condicionado, café e água;
  4. Tranquilidade para conversar com diretores, gerentes ou consultores de expansão;
  5. Conforto para as reuniões escolhidas e atendimento na hora marcada dando assim maior esclarecimento para uma decisão imediata ou em curto prazo.

 

Ricardo explica como foi implementado esse sistema aqui no Brasil e como foi a recepção das marcas diante de uma novidade que prometia ser objetiva e diminuir em grande escala o custo de participação em uma feira sem estande.

Conduzido pela Monica Mujalli, o departamento comercial começou a identificar e oferecer essa nova ideia do setor de franquias que rapidamente colheu bons frutos com muita aceitação e que depois de um longo trabalho durante o ano de 2018, com as 10 edições, entendemos a necessidade de expandir a FRANCHISE4U para mais capitais, além de determinadas cidades de muito interesse no interior de São Paulo”, conta com detalhes, o diretor executivo, sobre o andamento da feira.

Entre as marcas que colecionam resultados positivos junto com a FRANCHISE4U em 2018, estão: Limpidus, Chocolates Brasil Cacau, Grupo Zaiom, Ammo Joias, Encontre Sua Franquia, Kumon, Vers Contabilidade, Fisk, Emagrecento, Gran Vision By Fotótica, Bob`s, Orthodonthic, entre muitas outras.

Foram exatamente 1 ano e 10 edições, gerando mais de 5 mil reuniões com investidores qualificados e trazendo a possibilidade de fechar bons negócios. Agora, Ricardo conta que a expectativa para 2019 é ultrapassar a casa de 20 mil reuniões.

Por meio dessas edições motivamos uma cadeia de impactos, como geração de novos negócios; implantações de lojas, ou seja, movimentação na área de contração na construção civil; geração de empregos imediatos na área de serviços; ampliação do comércio e serviços; aumento expressivo na geração de empregos por conta dos negócios implantados; grandes movimentações na área de divulgação por meio do MKT; desenvolvimento maior na área do empreendedorismo dando oportunidade a muita gente fora do mercado de trabalho, até por conta das facilidades hoje encontradas neste setor de franquias, pois existem negócios de baixíssimo investimento, nos quais são possíveis trabalhar de casa a um valor de R$ 1.000,00 ou até mesmo valores mais expressivos e, por fim, a geração de impostos o que possibilita o crescimento do país”, finaliza Ricardo.

Para um mercado extremamente promissor como São Paulo, já estão confirmadas participações de marcas como: Bob’s, Fisk, Chocolates Brasil Cacau, Yoggi, Kumon, Fábrica de Bolo, OrthoDontic, Alphabeto, Ammo Joias, Inglês Athus, Avec Brasil, Escola Americana de Programação e Robótica, Billy The Grill, Candy in Box, CodeBuddy, Detroit, Embradocs, IFBG, Jah do Açaí, Penguins, Limpidus, Maria Brasileira, Megamatte, Microcamp, Odontoclinic, Omiexperience, Open Laser, Organu, Pet Mais Vida, Porter, Protect Soluções, Siluets, Sonho dos Pés, Up! Escola de beleza, Vers Contabilidade, Via Certa, Visão Total, Vizinhando, Loja de Franquia, Us Franchising, Casa Cerimonialista, Chocolateria Brasileira, Dr Faz Tudo, Dr. Jardim, Emagrecentro, Embradocs, Empresta Bem Melhor, Encontre Sua Viagem, Fórmula Pizzaria, Havanna, Home Angels, Home Care Ozanna, Hub Odonto,  Italínea, Park Idiomas, Pello Menos, Pinta Mundi, Quisto, Rei do Matte, Saladices, Suav, TrustFranquias, Tutores, Unhas Cariocas, Wink, Yes Idomas, Regus, Skill, Yázigi e Wizard.

 

 

 

Serviço:

FRANCHISE4U SÃO PAULO

Data: 14 de fevereiro de 2019

Horário: Das 9h às 21h

Local: Hotel Unique

Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700 – São Paulo – SP

Mais informações e agendamentos: www.franchise4u.com.br

 

 

FONTE: Redação

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