5 estratégias para abraçar a inovação no sistema de franquia

Franqueados muitas vezes compram em um sistema de franquia por causa dos processos turn-key, plataformas de tecnologia e outros sistemas “feitos para você”. Como resultado, pode ser um desafio acelerar a mudança dentro de uma organização de franquia. No entanto, abraçar a inovação dentro de um ambiente de franquia – das equipes de suporte corporativo para os donos de franquia – é fundamental para a evolução positiva e sucesso a longo prazo.

Aqui estão cinco estratégias de inovação que as organizações de franquia podem adotar para se estabelecerem como líderes de pensamento e ficarem à frente da curva.

Colaborar

A inovação é essencial para o crescimento e ser inovador deve ser uma responsabilidade compartilhada em toda a organização e não isolada em uma sala de reuniões ou título específico. Todos na organização são responsáveis por trazer inovação para a vida. Isso significa contratar com base na agilidade mental sobre o conhecimento funcional, o que pode criar uma barreira para a mudança.

Em uma franquia o envolvimento do proprietário no processo de inovação é crucial porque está mais próximo do cliente. Ao adotar as ideias dos franqueados e apoiá-las com os recursos certos, as organizações saberão que estão trabalhando nas coisas certas e introduzindo mudanças que os proprietários de franquias ficarão entusiasmados em adotar.

Estabeleça transparência

Incentivar a inovação com um alto grau de transparência é importante porque permite à organização como um todo medir resultados, entender a escalabilidade e compartilhar rapidamente o que está funcionando com o restante do sistema.

Em muitas redes de franquias que atuei, os franqueados são convidados a enviar propostas de inovação de maneira contínua. Isso permite que os proprietários recebam financiamento do programa piloto e suporte à implementação para uma ideia que acreditam que aumentará seus negócios. Solicito aos franqueados que sejam responsáveis por projetar e documentar o modelo de negócios operacional para acompanhar a inovação, já que seu interesse no sucesso do piloto provavelmente produzirá o melhor resultado.

Quando uma proposta é aprovada, ela inclui métricas de sucesso acordadas e marcos frequentes para entender o progresso, o desempenho e as próximas etapas. Ser transparente permite que a inovação em uma unidade impulsione o crescimento em todo o sistema.

Abrace o caos e comemore o fracasso

A inovação é confusa por natureza. Precisa acontecer rápido e ser um pouco desinformado, mas intuitivo. Significa encarar os desafios do negócio como oportunidades e ser ousado o suficiente para fazer algo a respeito deles. Parâmetros sobre idéias e planos de implementação devem ser minimizados para que os donos de franquias possam compartilhar qualquer idéia – não importa quão grande ou pequeno.

A inovação é perturbadora. É sobre abraçar – e instigar – o bom caos. O bom caos permite que as equipes canalizem sua energia para otimizar os resultados e não se preocupem com a burocracia que pode se arrastar e atrasá-los.

O medo do fracasso é uma maneira infalível de impedir que uma cultura de inovação se desenvolva dentro de uma organização, de modo que os líderes devem fazer questão de adotar o fracasso. Aprenda a falhar rapidamente, aprenda com isso e depois passe para a próxima ideia.

Nunca pare de aprender

Como especialista em inovação para franquias, sou um grande defensor do aprendizado contínuo. Isso significa concordar com um plano de desenvolvimento anual para todos e permanecer comprometido com isso.

Este plano de desenvolvimento pode incluir uma ampla gama de atividades, desde certificações e oficinas de desenvolvimento pessoal até a criação de um novo recorde pessoal em uma maratona. Quando sua equipe sabe que você está comprometido com o sucesso pessoal e profissional, é mais provável que ela se comprometa com o sucesso da empresa.

Adicione valor ao consumidor

Se você estiver em uma indústria que está crescendo rapidamente, mais concorrentes serão naturalmente atraídos para o mesmo espaço. Isso força mais disrupção e inovação entre as marcas. No entanto, a inovação sem agregar valor é simplesmente uma mudança desnecessária. As marcas precisam concentrar seus esforços de inovação em melhorar a experiência do cliente, tornando-o o mais fácil possível.

Para que as organizações sejam mais inovadoras e se posicionem como líderes em seus mercados, elas precisam desenvolver um foco-laser na criação de valor para o cliente. O valor do cliente pode ser alcançado por meio de várias fontes, como ofertas novas ou aprimoradas, uma melhor prestação de serviços ou operações mais eficientes que resultam em economia de custo ou tempo para o cliente.

As organizações precisam determinar qual fonte de inovação desejam buscar e, então, atribuir liderança e recursos para atingir esse objetivo. Ao buscar intencionalmente a inovação, as empresas podem fazer a transição do “business as usual”, que afeta tantas indústrias e criam máquinas inovadoras de criação de valor.

Por: Rafael Pires

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