Que gastos considerar na hora de abrir uma franquia?

O capital necessário para abrir uma franquia depende do porte, do modelo de operação, do segmento de mercado, do ponto comercial e da força da marca.

Quero abrir uma franquia. Quais gastos devo considerar?
Escrito por Lyana Bittencourt, especialista em franquias

Empreender fazendo parte de uma rede de franquias é considerada uma das melhores opções para o empreendedor iniciante – aquele que vai abrir um negócio pela primeira vez e que detém pouca ou nenhuma experiência em empreender.

Isso porque, ao abrir uma franquia, ele conta com o suporte da franqueadora. Portanto, terá muito mais chances de obter sucesso com o negócio. As estatísticas sobre mortalidade dos negócios independentes x os negócios de franquias comprovam isso.

Os passos para abrir uma franquia começam por uma boa reflexão sobre alguns aspectos. Por exemplo: o que se gosta de fazer, com que tipo de negócio se identifica, quanto tempo pretende se dedicar ao negócio, em que região pretende atuar e, muito importante, quanto de capital tem para investir.

O capital necessário para abrir uma franquia varia de negócio para negócio e tem uma relação direta com o porte, modelo de operação, segmento de mercado, ponto comercial necessário e a força da marca.

O valor do investimento inicial necessário, divulgado pelas empresas franqueadoras, na maioria das redes englobam valores para pagamento das seguintes contas: reforma e instalações; móveis e equipamentos; sistema de gestão informatizado; marketing e despesas de inauguração; estoque inicial – quando se tratar de franquia de varejo ou de alimentação; primeiros meses de aluguel antes da inauguração da unidade e outras despesas pré-operacionais exigidas de acordo com a particularidade de cada negócio.

Além desses valores, o empreendedor deve ainda ter capital suficiente para pagamento das luvas do ponto comercial, que é o valor pago antecipadamente para o locador para assinatura do contrato de locação. Esse investimento se faz necessário para instalação do negócio na maioria dos shoppings centers e em ruas de comércio muito valorizadas.

Outra parte do seu capital deve ser destinada para o capital de giro, o que significa ter recursos suficientes para sustentar as despesas fixas da operação até que esta comece a gerar fluxo de caixa positivo – ou seja, as receitas serem suficientes para cobrir as despesas e ainda sobrar recursos para aplicação ou reserva de capital.

A recomendação para o empreendedor que pensa em abrir uma franquia é de que se faça um bom plano de negócios, considerando o capital que tem para investir e as diversas opções de franquias que existem no mercado. Caso não tenha habilidade e conhecimento suficientes em finanças, pedir ajuda é uma atitude coerente e pode evitar equívocos na aplicação do capital.

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

  • 1. Dividindo valores

São Paulo – As franquias cada vez mais atraem quem pensa em ter um negócio próprio. No entanto, muitos desistem da ideia ao saber do dinheiro que é necessário para abrir uma unidade. Sabendo dessa situação, algumas redes resolveram facilitar as condições de pagamento, com parcelamento dos valores, a fim de incentivar a entrada de novos franqueados.

Pensando nisso, selecionamos 20 marcas que permitem que o franqueado parcele o investimento inicial. Os parcelamentos vão de 2 a 60 vezes, a depender da marca. Porém, lembre-se: é preciso também pensar no capital de giro, fundamental para a sobrevivência do negócio até este atingir seu ponto de equilíbrio entre receitas e despesas (saiba quanto você tem de guardar antes de abrir o empreendimento). Navegue pelos slides acima e veja opções de franquias que podem ser parceladas.

  • 2. Kiip: 6,9 mil reais

A Kiip é uma rede de franquias que trabalha com serviços como lavagem automotiva e impermeabilização de vidros de veículos. A marca parcela o investimento inicial em até 10 vezes no cartão de crédito.

Modelo único
Investimento inicial:
 6,9 mil reais
Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
Como parcela: 10 vezes pelo cartão de crédito

  • 3. AutoSPA Express: 11,9 mil reais

A AutoSpa Express é uma rede de franquias home based, especializada em lavagem ecológica automotiva. Segundo a marca, o parcelamento do investimento inicial varia de acordo com a forma de pagamento: no cartão de crédito, por exemplo, chega a três vezes, enquanto no cheque é possível pagar em duas vezes (uma das parcelas à vista e outra em 30 dias).

Modelo único
Investimento inicial:
 11,9 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses
Como parcela: varia de acordo com a forma de pagamento. No cartão de crédito, três vezes; no cheque, duas

  • 4. Light Depil: 11,9 mil reais

A Light Depil oferece o serviço de fotodepilação a domicílio ou no modelo Store in Store (dentro de outro negócio). Segundo a marca, o parcelamento do investimento inicial varia de acordo com a forma de pagamento: no cartão de crédito, por exemplo, chega a três vezes, enquanto no cheque é possível pagar em duas vezes (uma das parcelas à vista e outra em 30 dias).

Modelo único
Investimento inicial:
 11,9 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses
Como parcela: varia de acordo com a forma de pagamento. No cartão de crédito, três vezes; no cheque, duas

  • 5. Maria Brasileira: 58 mil reais

A rede de franquias Maria Brasileira é especializada em serviços de limpeza residencial e comercial. A marca oferece parcelamento do investimento inicial em até quatro vezes.

Modelo único
Investimento inicial:
 58 mil reais
Prazo de retorno: de 12 a 14 meses
Como parcela: em até quatro vezes

  • 6. Sigbol Fashion: 69,9 mil reais

Uma unidade franqueada da Sigbol Fashion oferece treinamento para costura e criação de moldes para roupas. O parcelamento do investimento inicial pode ser feito em até três vezes, segundo a rede.Full (cidades maiores)
Investimento inicial:
 99,9 mil reais
Prazo de retorno: 11 meses

Como parcela: em até três vezes

Smart (cidades de até 300 mil habitantes)
Investimento inicial:
 69,9 mil reais
Prazo de retorno: 16 meses

  • 7. TRC Sustentável: 75 mil reais

A TRC Sustentável é uma rede de franquias que trabalha com soluções sustentáveis. A marca oferece o parcelamento do investimento inicial por meio de uma entrada de 30 mil reais e três parcelas de 10 mil reais, que compreendem capital de giro e taxa de franquia. Os 15 mil reais restantes correspondem ao estoque e podem ser parcelados em dez vezes.

Modelo único
Investimento inicial:
 75 mil reais
Prazo de retorno: de 7 a 8 meses
Como parcela: 30 mil reais à vista + três parcelas de 10 mil reais, para capital de giro e taxa de franquia + 15 mil reais de estoque em até dez vezes

  • 8. Brasileirinho Delivery: 80 mil reais

A Brasileirinho Delivery é especializada no delivery em box (caixinha) de comida tipicamente brasileira. A rede de franquias diz que pode parcelar o investimento inicial em até cinco vezes, pela análise de perfil do franqueado.

Modelo único
Investimento inicial:
 80 mil reais a 120 mil reais (varia por cidade e por ponto comercial)
Prazo de retorno: de 12 a 16 meses
Como parcela: em até cinco vezes, dependendo da análise de perfil do franqueado

  • 9. Mercadão dos Óculos: 80 mil reais

O Mercadão do Óculos é uma rede de franquias de lojas de ótica. Segunda a marca, 70% do valor do investimento inicial pode ser parcelado em até seis vezes, enquanto os 30% restantes devem ser entregues na inauguração da loja.

Modelo único
Investimento inicial: 
de 80 mil reais a 150 mil reais (varia por cidade)
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Como parcela: 70% do valor em até seis vezes + 30% do valor na inauguração da unidade franqueada

  • 10. Phitofarma: 100 mil reais

A Phitofarma é uma rede de franquias de farmácias de manipulação. A marca oferece o parcelamento do investimento inicial em até 48 vezes.

Modelo único
Investimento inicial:
 de 100 mil reais a 150 mil reais
Prazo de retorno: de 6 a 15 meses
Como parcela: em até 48 vezes

  • 11. Açaí Beat: 105 mil reais

A Açaí Beat trabalha com comidas feitas a partir da fruta e combinadas com alimentos como bana, granola e o chocolate Nutella. A rede de franquias parcela seu modelo Quiosque em até dez vezes; já o modelo Loja não apresenta possibilidade de parcelamento.

Quiosque
Investimento inicial: 
105 mil reais
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Como parcela: em até dez vezes

  • 12. Nutty Bavarian: 108 mil reais

A Nutty Bavarian trabalha com quiosques do setor de alimentação, que comercializam nozes glaceadas. A rede cobra 50% do valor do investimento inicial na assinatura do contrato, enquanto a outra metade pode ser parcelada em até seis vezes.

Modelo único
Investimento inicial:
 108 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses
Como parcela: 50% do valor à vista + 50% do valor em até seis vezes

  • 13. Mestre-Cervejeiro.com: 115 mil reais

A Mestre-Cervejeiro.com é uma rede de franquias de cervejas artesanais. Segundo a marca, a taxa de franquia de 25 mil reais deve ser paga à vista, mas o restante do investimento inicial pode ser parcelado pelo tempo de montagem da loja, que costuma ser de três meses.Loja de rua
Investimento inicial:
 143 mil reais
Prazo de retorno: de 24 a 28 meses

Como parcela: taxa de franquia de 25 mil reais à vista + restante parcelado até a abertura da loja (média de três meses)

Quiosque
Investimento inicial:
 115 mil reais
Prazo de retorno: de 24 a 28 meses

  • 14. iGUi Piscinas: 125 mil reais

Uma unidade franqueada da iGUi Piscinas é responsável por vender piscinas de fibra de vidro, equipamentos de filtragem, acessórios para lazer e produtos químicos para manutenção da água da piscina. O investimento inicial pode ser parcelado em até 48 vezes, sendo que a maior porcentagem que pode ser parcelada é de 50% do valor total.Como parcela: 50% do valor à vista + restante em até 48 vezes

iGUi Piscinas
Investimento inicial:
 de 125 mil reais até 300 mil reais (varia por ponto comercial)
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

  • 15. Siluets: 139,9 mil reais

A Siluets trabalha com unidades franqueadas de clínicas estéticas, que oferecem tratamento com alta tecnologia. A rede oferece parcelamento do investimento inicial em até cinco vezes.Franquia Siluets Premium
Investimento inicial:
 199,9 mil reais
Prazo de retorno: 16 meses

Como parcela: em até cinco vezes

Franquia Siluets Top
Investimento inicial:
 139,9 mil reais
Prazo de retorno: 16 meses

  • 16. Academia Store: 150 mil reais

A Academia Store é uma rede de franquias licenciada para vender os produtos do time de futebol Palmeiras. A rede oferece parcelamento do investimento inicial em três vezes.Loja de rua
Investimento inicial:
 300 mil reais
Prazo de retorno: 18 mesesComo parcela: em até três vezes

Loja de shopping
Investimento inicial:
 300 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses

Quiosque
Investimento inicial:
 150 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

  • 17. Ice Creamy: 150 mil reais

A rede de franquias Ice Creamy trabalha com a venda dos chamados sorvetes feitos na pedra. Após uma entrada de 60% do valor do investimento inicial, é possível parcelar os 40% restantes em 12 vezes.

Quiosque, Loja de shopping e Loja de rua
Investimento inicial:
 150 mil reais
Prazo de retorno:
 24 meses
Como parcela: 60% do valor à vista + 40% em 12 vezes

  • 18. Ponto Natural: 180 mil reais

O franqueado da Ponto Natural ficará responsável por uma loja de produtos de alimentação saudável e com foco no bem-estar. Após uma entrada de 40 mil reais, que seria a taxa de franquia, a rede oferece parcelamento do restante do valor em três vezes.

Modelo único
Investimento inicial:
 185 mil reais
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Como parcela: taxa de franquia de 40 mil reais à vista + restante em até três vezes

  • 19. Japa Temaki: 220 mil reais

A rede de franquias de restaurantes da culinária japonesa oferece dois formatos: quiosque e restaurante. Para ambos os modelos, é preciso dar uma entrada de 60%. O restante, 40%, pode ser parcelado em até 24 vezes.Restaurante
Investimento inicial:
 330 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Como parcela: 60% do valor à vista + 40% em até 24 vezes

Quiosque
Investimento inicial:
 220 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

  • 20. Amiste Café: 350 mil reais

A Amiste Café é uma rede de franquias de locação e venda de máquinas de café espresso e também de “vending machines”. A marca parcela o investimento inicial em 24 vezes, sendo que a primeira parcela deve ser obrigatoriamente de 120 mil reais. O resto do valor é distribuído nas próximas parcelas.

Modelo único
Investimento inicial:
 350 mil reais
Prazo de retorno: de 28 a 36 meses
Como parcela: em até 24 vezes, sendo a primeira parcela obrigatoriamente de 120 mil reais

  • 21. DVI Radiologia: 400 mil reais

A DVI Radiologia é uma rede de franquias de centros especializados em diagnóstico por imagem. O investimento inicial para uma unidade franqueada pode ser parcelado em até 60 vezes – exceto a taxa de franquia, de 50 mil reais, que deve ser paga até a abertura da loja.

Modelo único
Investimento inicial:
 de 400 mil reais a 600 mil reais (varia com ponto comercial)
Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
Como parcela: taxa de franquia de 50 mil reais paga até a abertura da loja + restante em até 60 vezes

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba qual é a melhor franquia para você investir Agora
X